quinta-feira, 10 de julho de 2014

APRESENTAÇÃO

Vamos pensar em uma prática de ensino que ao invés de explanar conteúdos devidamente distanciados da realidade social, busque sair do microcosmo da sala de aula e estabeleça, por assim dizer, uma relação mais direta com a construção de uma sociedade mais justa e digna. Vamos discutir a saúde, a segurança, o saneamento, o lazer, a qualidade da educação, o combate e a prevenção ao uso das drogas. Vamos, sintetizando a questão, discutir as condições de vida que temos com vistas em afirmar as condições de vida que queremos.
Se é conferido aos nobres objetivos da educação desenvolver o senso crítico do ser educando, inferindo no mesmo a capacidade de contribuição e responsabilidade perante os fatos da vida em sociedade, estamos, pela ótica da investigação social, servindo, antes de tudo, a esse basilar propósito educacional. É nessa perspectiva que o site Peroba pensando Peroba vem, em trabalho experimental com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Ayres Pereira da Costa, então inscritos e participantes do Programa Mais Educação, explanar textos que discorrem justamente sobre a peroba que temos, investigando as deficiências e apontando, com criticidade construtiva, diga-se de passagem, a peroba que queremos. Com efeito, há de se esclarecer, já prevendo alguns equívocos que poderão ser tomados, que o trabalho a ser aqui realizado não se trata, em hipótese nenhuma, de movimento ou ação partidária; trata-se, essencialmente e, como já fora dito, de uma ação mais direta e participativa da educação interagindo e construindo uma consciência social, digamos assim, mais responsável. Trata-se, sobretudo, da plena e soberana cidadania.
Que nos esquivemos dos equívocos e lapsos que possam nos desviar do verdadeiro propósito desse projeto, destarte, a grande questão imposta são as mudanças, os movimentos. Temos, portanto, a soberana responsabilidade de acompanhar tais mudanças, tais movimentos, a fim de redirecionar os mesmos ao amplo desígnio do progresso social. Assim pensando, sejam todos bem vindos!

Cícero Felipe (Letramento)
                                                                                               Monitor do Programa Mais Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário